segunda-feira, 9 de maio de 2011

Lua de mel em Paris - Leve seu cadeado!


Se você está pensando em ir para Paris na sua lua de mel, provavelmente já está sonhando com paisagens famosas como a Torre Eiffel, Notre Dame, Moulin Rouge e a Champs Elysees. 

É claro que todos estes passeios são imperdíveis, mas a minha intenção com este post é falar de lugares que costumam ficar de fora do roteiro dos turistas, e que eu só visitei por indicação de amigos ou de moradores da cidade.

Eu recomendo, para qualquer pessoa que vá viajar para a Europa, que faça no primeiro dia um tour gratuito da Sandeman's New Europe. Eles oferecem um passeio a pé, pelos principais pontos de várias cidades do Velho Mundo, sem cobrar nada! Você tem uma verdadeira aula de história e recebe dicas do seu guia, e se gostar, deixa uma gorjeta do tamanho do seu bolso e da sua satisfação!

Também sou a favor de que, antes de qualquer viagem, você se dedique ao seu destino. Toda vez que decido conhecer um lugar, faço questão de começar a viajar muito antes do embarque. As viagens que planejamos são sempre melhores que o turismo fast-food oferecido pelas companhias de viagem.

Foi em um destes passeios gratuitos que descobri uma história super romântica sobre Paris. Bem pertinho do Louvre, há uma ponte chamada Pont des Arts. A lenda diz que quando o casal prende um cadeado na grade desta ponte e joga a chave no Sena, seu amor será eterno! Existe melhor oportunidade que sua lua de mel? 

O passeio mais "exótico" que fizemos na cidade foi às Catacombs. Após a utilização do Cemitério dos Inocentes por séculos, este local se tornou foco de doenças e mau cheiro, obrigando as autoridades a removerem todos os ossos das sepulturas e realocarem-nos nos túneis subterrâneos batizados de Catacombs, ou Ossuário Municipal. Pode parecer meio bizarro mas com certeza é diferente de tudo que você fará em Paris.

Montmatre também esconde muitas surpresas, que vão além do famoso Moulin Rouge e da Sacre Coeur. Explore as charmosas ruas do bairro até encontrar a Place du Tertre, para conhecer os artistas e as comidas locais. Se quiser uma lembrança aproveite para fazer uma caricatura.

É claro que o Louvre é parada obrigatória. Mas chegue cedo para evitar as filas, e com a ajuda do mapa, comprove que há muito mais lá dentro do que somente a pequena e sem graça Monalisa! E não se iluda achando que você vai acordar um dia no maior pique e conhecer o museu inteiro. Um cara muito desocupado resolveu calcular quanto tempo demoraria para ver todas as obras do Louvre, parando só para ir ao banheiro e dormir, e chegou à conclusão de que precisaria de 28 dias, ou seja, selecione! Gosta de obras de arte? Vá ao vizinho Museu d'Orsay para mais um programa cultural.

Outro lugar maravilhoso e pouco comentado nos roteiros tradicionais é a Mesquita de Paris. Vale parar para um pequenique nos Jardins de Luxemburgo e dar uma esticadinha até a mesquita, que fica lá do lado.

Se ficar em Paris por vários dias, principalmente na primavera, não deixe de visitar o Palácio de Versailles. De preferência com um guia (pode ser da Sandeman's mesmo), que explique o significado de cada uma das fontes do jardim. Não existem palavras para descrever a beleza desse lugar! 

Por último a minha parte preferida: as dicas gastronômicas! Tome os vinhos Bordeaux e Brouilly, tome  vinho da casa... Vá a um bistrô de esquina e peça sopa de cebola gratinada com queijo de entrada, steak tartar e creme brulé. E não vá embora sem comer os legítimos croque monsieur e macarrons!

 Montmatre

 Mesquita de Paris e Place du Tertre

 Louvre

 Jardins do Palais Royal

 Museu d'Orsay

 Catacombs

 Jardins de Luxemburgo

 Palácio de Versailles

Pont des Arts

A famosa sopa de cebola

23 comentários:

  1. Ai que sonho de viagem...=)
    Só dispensaria essa Catacombs...kkkk...

    beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Macaroooons!!! *.*
    [a mais fanática]

    Você falou das "catacumbas", minha mãe me chamou de louca uma época que cismei com o Pere Lachaise! É muito mais farofa, não tem nem comparação, né? ^^

    Ó o link da visita virtual: http://www.pere-lachaise.com/

    [ah, e não achei a figura do Wally no computador do trabalho, não... =/]

    =***

    ResponderExcluir
  3. Chegou uns dois dias depois!
    E é confortável demais! Aproveito os dias em que Elmo não está em casa pra ficar saracoteando com ele e já deu até pra dançar! xD

    A loja é de SP, mas acho que não tem filiais na capital. De qualquer modo, ó o link: http://www.passarela.com.br/statictext.aspx?idstatictext=11

    Eu fico louca é com esse aqui, ó: http://www.thinkgeek.com/

    E o Etsy eu "fuçava" muito antes de marcar o casamento, depois que marcamos eu fiquei com medo de entrar lá! xD

    ResponderExcluir
  4. Aaaai que deliiiiicia e sooonho de lugar hein criiis!

    Bjs

    http://casamentodossonhos-juefe.blogspot.com
    www.fuxicodenoiva.com.br

    ResponderExcluir
  5. Criiis!! que sonhoooo, eu queero! hehehe

    ResponderExcluir
  6. É lá sim!
    Elmo que tem neurose de cemitério. "Feng shui ruim", ele diz. Uma vez vi uma casa linda de vila na frente do meu trabalho por um preço razoável, mas ele disse que ali não, porque era a rua de entrada do São João Batista... ^^

    =***

    ResponderExcluir
  7. Louvre e Catacombs! Eu queroooooooooooooo



    Bjo da Gaiba!

    ResponderExcluir
  8. Eu juro que um dia eu vou para Paris!
    Cris, ainda acho que achar um sapato cor de rosa é mais fácil do que achar um de onça... hahahahaha quem na face da Terra se casa com sapato de onça? hahahaha
    Sabe lá Deus onde vou achar o sapato que tenho na minha cabeça, acho que vou ter que mandar fazer sob medida!
    Boa sorte pra nós duas =/
    bjossss

    ResponderExcluir
  9. Deve ser maravilhoso, um sonho, sobe os cadeados já tinha ouvido falar e se eu fosse a Paris não dispensaria prender meu cadiadinho lá, rsrs....

    ResponderExcluir
  10. Oi, Cris!

    Fiquei imaginando...se aqui fossemos colocar cadeados em alguma ponte...xiii..não seria nada romântico!rs

    Só em Paris isso é possível!

    Bju
    Cris

    ResponderExcluir
  11. Cris!!!

    Olha só quem veio te encher de novo !?
    Sim, eu ^^ haha

    Oh,nunca fiz um pão de ló é mt dificil!?
    manda no e-mail então:
    isabelath@yahoo.com

    Beijosss*

    ResponderExcluir
  12. as fotos estão lindas demais!
    Levem o cadeado mesmo, pq a minha tia já teve o cofre do hotel roubado. E foi um problemas pra dar queixa na policia em Frances! rsrsrs
    Bjinhus

    ResponderExcluir
  13. ai que demais! se um dia eu for pra lá (espero que sim) quero colocar um cadeado bem grandão..heheh

    =)

    Bjaoo

    ResponderExcluir
  14. que sonho de viagem ,
    um dia concerteza eu vou
    bjuss

    ResponderExcluir
  15. Cris...q delicia...q fotos lindas...
    Q explicação maravilhosa...
    Amei o post..
    Bjoo

    ResponderExcluir
  16. Ai que coisa boaaa!! Fui para Paris quando tinha 19 aninhos e nada na cabeça! Só fui pros pontos mais tops e só! Ahhhh como eu queria ir de novo e andar pelas ruas de Paris, pesquisando tudo!!! Amei as dicas!
    Beijinhosss!

    ResponderExcluir
  17. Ai que lugar lindo. Romântico até a tampa, é? Eu queroooooooo, rs.... bjos!

    ResponderExcluir
  18. Adorei a história dos cadeados....muito lindo.
    Pena que não vou viajar...muito menos para Paris. mas fica a dica para um dia.
    bjs

    ResponderExcluir
  19. Amei!!! Vou para lá na lua de mel e agora vou ter que levar um cadeado de qquer jeito! Bjo, Lud.

    ResponderExcluir
  20. Vamos a Paris na primavera do próximo ano ;) já conhecia a história do cadeado,vou levar com nosso nome gravado e tudo! Rrsr... Adorei suas outras dicas q eu nao conhecia, tá anotado! Bjos.

    ResponderExcluir
  21. Minha lua de mel sera em Paris! embarcaremos em maio/13! Eu achei mega suas dicas e seu blog jah está gravado nos meus favoritos, pois com certeza iremos visitar os locais os quais indicou, inclusive Catacombs!!
    Como alguns aqui, eu ja conhecia a historinha do cadeado e sempre achei o máximo...vou levar com certeza!!
    Gde abraço!
    Lady Ana

    ResponderExcluir

Gostou deste post? Então escreva o que você achou...