quarta-feira, 20 de julho de 2011

Risoto de Funghi Secchi do noivo


Segunda-feira fizemos um "programa" diferente. O noivo estava com vontade de comer medalhão de filé mignon (exigente, não?) e para acompanhar, pensei em fazer um risoto. Só para variar um pouquinho, resolvi colocar o moço pra cozinhar. Fui dando as instruções e ele ia fazendo tudo. Não é que saiu uma delícia?

Ingredientes
30g de funghi secchi
2 colheres de sopa de manteiga
1 dente de alho picado
1/2 cebola média picada
2 cubos de caldo de galinha
1/2 xícara de vinho branco seco
Arroz arbóreo
Sal
Pimenta do reino
Parmesão ralado

Modo de Preparo:
Lave os funghi em água corrente, e um recipiente, deixe reidratando em duas xícaras de água fervente por trinta minutos.

Escorra os funghi e reserve o líquido. Pique os cogumelos grosseiramente.

Frite metade da cebola em uma colher de manteiga até dourar. Junte os funghi e refogue por um minuto. Acrescente o vinho branco e cozinhe até evaporar. Junte metade da água do funghi e deixe evaporar metade do líquido. Acrescente sal e pimenta do reino e reserve.

Bata no liquidificador o restante da água do funghi com os dois cubos de caldo de galinha e acrescente água para completar meio litro, para o caldo do risoto. Aqueca o caldo em uma panela.

Em outra panela grande, refogue o restante da cebola e o alho, acrescente 4 xícaras de café de arroz arbóreo e refogue. Junte uma concha cheia de caldo e misture, até que o arroz absorva o líquido todo. Repita o processo até o arroz ficar al dente

Quanto o risoto estiver no ponto, desligue o fogo, agrescente os funghi e misture. Junte uma colher de sopa de manteiga gelada e parmesão ralado à gosto.

A receita (teoricamente) serve duas pessoas. Mas sempre costuma dar mais!

17 comentários:

  1. Eu lendo essa delicia, em horário de almoço e ainda não almocei, judia ein, rs.

    Noivo prendado =)

    Beijos Lindona
    ;**

    ResponderExcluir
  2. Uhuuu!!!
    Acho que amanhã estaremos os dois de bobeira em casa e vou pedir pro Elmo fazer o almoço, hein? [Isso se ele não fugir de novo pra Anima Mundi...]

    E é. Surtadinha, eu. Não contei, né? Assim que você pediu o endereço eu cismei que vocês iam aparecer aqui e que a casa tava uma zona! Aliás, acho que vou aproveitar a greve pra mandar a poltrona/cama de visita pra lavanderia!

    ResponderExcluir
  3. o noivo aqui quando
    vai pra cozinha vira um desastre
    ele diz que é pq to perto
    kkk
    que ele é um bom cozinheiro rs
    ve se pode
    bjooo

    ResponderExcluir
  4. Acho que vou mandar esse post pro meu noivo, como quem não quer nada! Bjos.

    ResponderExcluir
  5. Que delicia
    Que noivo prendado hehe
    o meu tb cozinha super bem
    bem ate demais rs

    beijos
    feliz dia do amigo

    ResponderExcluir
  6. Olha... te confessar... isso deve ter ficado uma delicia! Nunca comi nao mas a carinha... hummm... ai miha dieta! rsrs

    Nao tenho problemas com Michael na cozinha. Ele até prefere cozinhar. A comidinha dele é uma delicia! Amo mto tudo isso! rsrs

    Bjokas linda
    Feliz dia do amigo

    ResponderExcluir
  7. Cris! Seu blog e mto fofo! Adoramos!
    Homem na cozinha? TUDO DE BOM! Rsrs...
    Lendo a receita,deu agua na boca!
    Depois da um pulinho no nosso blog para conhecer nosso trabalho! Sera bem vinda!

    Mtos beijos!

    ResponderExcluir
  8. Um dia preciso colocar o noivorido pra cozinhar! Como eu adoro pilotar o fogão, acabo sendo sempre eu... E ele lava a louça, que eu detesto!
    Cris, agora eu tenho um blog matrimonial também... Vamos ver se consigo manter uma frequência decente de postagens... rs
    Passa lá!
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. hum.... a cara tá ótima =)

    vou dar essa ideia pro meu noivo tb. Eu coordeno e ele faz! rsrs

    Bjm

    ResponderExcluir
  10. Criiiis, vc é muito chique, hahah

    Adorei!!!

    Tem selinho pra vc lá no blog...

    beijos

    ResponderExcluir
  11. Humm.. o pior de tudo que to aqui na hora do almoço e sei que vou chegar em casa e não vai ter nenhum Funghi Secchi me esperando..rsrsr
    Água na boca.

    ResponderExcluir
  12. Meu noivo nem chjega perto da cozinha quando eu estou preparando alguma coisa... imagina ele mesmo cozinhar! Tá difícil, viu? No dia que fez um jantarzinho pra nós dois, o cardápio foi Lasanha Perdigão! Afff.

    ResponderExcluir

Gostou deste post? Então escreva o que você achou...